Páginas

SEJA BEM VINDO AO BLOG
PEDAGOGIA EM AÇÃO!!!!!!!!
EDUCAR É CRIAR O GOSTO PELO APRENDER

domingo, 1 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER 
                      
                          Paulo Freire 

  Olá pessoal abaixo farei um breve comentário sobre o livro de Paulo Freire A importância do ato de ler.Esse livro considero muito interessante para nós alfabetizadores.  

  
       O livro relata as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos desenvolvida na República Democrática de São Tomé e Príncipe.
     Nos fala também, da leitura da palavra, como leitura de mundo e  enfatiza a importância da leitura critica na alfabetização.Colocando o papel do educador em uma pratica concreta inserido o aluno  num processo de construção do conhecimento do qual faz parte. 
    Paulo Freire produz sua obra, pensando e repensando sua própria prática, sua vivência pessoal. 
    Segundo Paulo Freire,"a leitura de mundo precede  a leitura da palavra", pois aprendia na interação com sua familia(pais e irmãos). Sendo que a leitura de mundo sempre foi importante para a sua alfabetização,  aprendia a ler e a escrever através de uma pratica consciente.Quero ressaltar, que esse ato de alfabetização não esta sendo feito atualmente, especialmente na Educação de jovens e adultos,pois muitos educadores não valoriza as experiências que seus alunos trazem consigo, tão cheias de significações para a sua aprendizagem.  
      Para ele, "o processo de alfabetização de adultos é um ato criador do  conhecimento sendo que estes  devem ser codificados de forma que representem a suas realidades". 
    Desta forma, a importância do ato de ler não significa apenas, devorar livros, mas ler e fazer relações com o mundo,criando aos poucos uma disciplina intelectual que nos levará enquanto professores e estudantes não somente fazermos uma leitura do mundo, mas escrevê-lo o reescrevê-lo, ou seja, transformá-lo através de nossa prática consciente.
   
   

Um comentário:

  1. olá Geisa você mencionou uma parte do texto que ja sintetiza e de forma muito clara o que o livro nos remete a pensar:"a leitura de mundo precede a leitura da palavra". Achei que vc colocou um ponto muito interessante para refletirmos nesse sentido. Também li o livro. É bastante questionador, embora talvez de forma iplimcida. Gostei muito!
    mais uma vez meus Parabéns!
    Paty Ariane.

    ResponderExcluir