Páginas

SEJA BEM VINDO AO BLOG
PEDAGOGIA EM AÇÃO!!!!!!!!
EDUCAR É CRIAR O GOSTO PELO APRENDER

sábado, 7 de maio de 2011



ESCOLA MUNICIPAL CABULA I
TURMA: EJA (estágio III)
PROFESSORA: Marlúcia 



DATA/HORAS 
 QUANTIDADE DE ALUNOS 
 METODOLOGIA APLICADA
 OBSERVAÇÃO NA METODOLOGIA
 28/03  /  3h
15
 Observado por Geiza: Apresentação do estágio 2 e a entrevista coma professora.
Aplicado pela professora: Avaliação diagnostica de matemática
  Neste dia, mim apresentei a turma, e falei que eu era, o objetivo do meu estágio e porque estou realizando o estágio. A professora aplicou uma avaliação diagnostica de matemática, que segundo a professora" tinha a finalidade de verificar o grau de conhecimento do aluno", a atividade estava relacionada ao cotidiano escolar. No termino da aula, fiz uma breve   entrevista com a professora, sobre o local onde morava(Pituba), sua formação(magistério e cursando pedagogia na UNEB, 7° semestre), si tem experiência  com o EJA( nunca trabalhou com essa modalidade).
 29/03 /   3h
 13
 Observado por Geiza: Observação da estrutura física.
Aplicado pela professoraAvaliação diagnostica de matemática
 Neste dia, observei a estrutura física da escola, a sala é ampla, dois ventiladores, mas só funciona uma,tem uma estante de livros, cadeiras conservadas, mesas, armários,e bastante cartazes com temas do mês. A professora repetiu a avaliação diagnostica, pois sentiu muita dificuldade nos alunos.  Toda terça-feira, os alunos tem uma hora de aula de artes, com o professor Fabio, este passou o texto" a voz humana", os alunos reclamam da letra do professor,pois é cursiva e eles não entendem, sendo um texto totalmente fora da realidade do aluno.
 30/03  /  3h 
 13
Observado por Geiza:Observar a postura do professor (como se porta com os alunos , vocabulários...)
Aplicado pela professora:  Atividade sobre medidas, comprimentos e peso.
O professor conhece o nome de todos os alunos,, utiliza o vocabulário simples, para o entendimento do aluno,o seu tom de voz é normal .A atividade foi passada no quadro para os alunos copiarem, eles  são bastante lento, alguns tem problema de vista e são bem lentos para copiar e outros alunos, não sabe identificar a letra e só fazem copiar sem nenhum entendimento. Depois que terminam, a professora dá um tempo para eles tentarem responder, a a partir daí ela parte para uma simples explicação e vai corrigindo para eles entenderem o assunto.
31/03
13
 Observado por Geiza: Identificar abordagens e concepções pedagógicas do professor(tipo de aula  , recursos e atividades.
Aplicado pela professora Meses do ano.Leitura do livro
A professora utiliza o quadro para aplicara as atividades, raramente os alunos recebem o material digitado, por conta dos recursos da escola, neste caso os recursos utilizados são: giz, quadro, e as vezes os livros.
 A professora escreve no quadro uma atividade sobre meses do ano e depois uma passa uma leitura do livro. Os alunos apesar de serem lentos , a maioria são bastante dedicados e participam da aula, ou seja, segue exatamente o que a professora solicita.
04/04  /  3h
13
Observado por Geiza: Condução didática da aula (valorização dos saberes,e opiniões dos alunos).
Aplicado pela professora:  Avaliação diagnostica de português
A professora, valoriza os saberes do aluno, trazendo seu cotidiano para as atividades feitas em sala.Incentiva os alunos a leitura na frente, para contar sobre si mesmo, ou ler um texto do livro ou que construiu.Os alunos gosta da professora, tem respeito e admiração por ela.
A avaliação diagnostica é aplicada pela professora e os alunos ficam muito tensos e com medo de errarem tudo, mas a professora explica que a avaliação é para ela saber o que eles tem dificuldade, após a explicação os alunos ficam mais calmos e se concentram na avaliação. Alguns entregam logo e outros vão ate o final.
05/04   / 3h
14
Observado por Geiza: Interesse e participação dos alunos durante as aulas.
Aplicado pela professora:  Aula de português: oral e escrita.
Os alunos gostam de participar da aula, por conta que a professora contribui para isso.Devido a esses fatores os alunos tentam dá o máximo para alcançar o objetivo da aula.
A professora passa uma atividade de leitura do livro, sobre    "como foi a sua infância? " e depois da leitura a professora pede para que eles façam um pequeno texto sobre a sua infância. Essa atividade, segundo a professora, tem o intuito de relembrar o passado do aluno e para que ele possa socializar esse passado com os seus colegas.Neste dia tem aula de arte, com o professor Fábio,eles explicou sobre a introdução ao estudo rítmico.
06/04   /    3h
13
Observado por Geiza: Percepção sobre a relação professor aluno.
Aplicado pela professora: Formação de palavras.
A relação entre o professor e aluno, demonstra ser de respeito  tolerância, compreensão e acima de tudo reconhecimento, pois a professora procura saber o dia a dia do aluno, o que faz, onde mora, entre outras coisas.O aluno,sabe reconhecer o esforço da professor e a considera como uma pessoa muito boa.
Neste dia, foi feito uma atividade muito legal,a pedido meu á professora, fizemos uma brincadeira coma formação de palavras. Cada aluno ficou responsável por duas letras do alfabeto, para formar palavras(nomes próprios, objetos...). Depois de feita cada letra do alfabeto, criamos um lindo cartaz.
08/04     /   3h

Participação da atividade extra-curricular(AC)
Neste dia, participei da atividade extra-curricular da escola. Na reunião estava presente a coordenadora e mais quatro professoras.Foram verificados os documentos dos alunos com problemas na matricula , freqüência dos alunos.Discutiu também, sobre a criação de um projeto para as sextas-feira na escola, com temas do cotidiano dos alunos.
12/04  /  3h
15
Observado por Geiza: contextualização com dos conteúdos com a realidade do aluno.
 Aplicado pela professora: Separação de sílabas e alfabeto maiúsculo e minúsculo.
A professora sempre quer trazer a realidade do aluno para a sala, por isso suas atividades esta sempre nos seus cotidianos.
No quadro a professora explica como separar as sílabas depois e depois diferencia o alfabeto maiúsculo do minúsculo.Após a explicação passa uma atividade sobre o assunto dado. Alguns alunos tem um pouco de dificuldades  em responder, pois estão no processo pré-silábico. Neste dia, os alunos tem aula de arte com o professor Fábio,este explicou sobre os instrumentos musicais, o maestro  e as notas musicais.
14/04   /  3h 
17
Observado por Geiza: Pesquisa sobre o histórico da escola( sua origem, fundação e nome).
Aplicado pela professora: Atividade de matemática.
Neste dia, pesquisei sobre o histórico da escola, sua fundação e sua origem.
A atividade de matemática foi digitada, estava relacionada com "facilitar o troco" para que o aluno tenha a noção de raciocino lógico.Eles ficaram um pouco com dificuldades, pois não conseguia relacionar,como o seu cotidiano. Mas depois da explicação e demonstração da professora eles começaram a assimilar.
19/04  /   3h
18
 Observado  por Geiza: Estudo do projeto político pedagógico.
Aplicado pela professora:Alfabeto e atividade de leitura do livro.
 Neste dia, fui em busca do projeto político pedagógico da escola, a coordenadora mim cedeu o material e mim passou varias informações sobre a escola.
Na sala, a professora aplicou novamente o alfabeto e uma leitura do livro sobre "lembranças da escola". Depois de cada aluno fazerem o alfabeto e lerem o texto ela mandou que escrevesse um pequeno texto sobre as lembranças da escola. Após terminar essas atividade, a professora chamou alguns alunos para lerem seu texto.Alguns ficaram temidos , mas conseguiram ler , mesmo com dificuldades.Neste dia, os alunos teve aula de arte, com o professor Fabio, eles passou os diferentes tipos de musica  e diferenciou da brasileira e da estrangeira.
27/04    / 3h  
15
 Observado por Geiza: Estudo do projeto político pedagógico.
Aplicado pela professora:
Atividade de matemática.
Como na aula passada, já tinha pegado todo material do PPP, resolvi intervir na sala, como auxiliar de classe, ajudando a professora na dinâmica da aula
Neste dia, a professora fez uma atividade de pesquisa sobre os preços dos alimentos, e trouxe planfetos de supermercados, para os alunos pesquisassem os preços mais em contas dos alimento que mais utilizamos. Essa dinâmica foi muito legal ,pois apreenderam a analisar os preços, ates de irem fazer uma compra.
29/04
13
Observado por Geiza:Estudo da grade curricular.
Aplicado pela professora:
Atividade de leitura
O estudo da grade curricular, foi fornecido pela coordenadora, e farei o estudo em casa.
Neste dia , a professora fez uma roda de leitura. Nessa roda, cada aluno recebeu ou um poema,ou uma frase ou um texto pequeno.A professora mandou que cada um lesse o seu papel e depois cada um iria ler. Alguns ficaram muito tímidos para ler, mas mesmo com dificuldades eles leram. A cada leitura a professora explicava o que estava dizendo o texto e  batia palmas e pediam que os alunos aplaudissem seus colegas.
03/05  /   3h 

Observado por Geiza: Analisar o plano de aula e de curso.
Aplicado pela professora:
Revisão da prova de português
Fornecido pela professora analisei o plano de aula,este não é formal é, apenas uma sistematização do que a professora irá fazer na sala e não é cobrado pela diretoria.
A professora fez a revisão da prova de português do primeiro bimestre.Os assuntos seriam vogais, consoante,alfabeto, separação de sílabas e formação de frases. Neste dia, tem aula de artes, com o professor Fábio, o assunto foi sobre pintura.
04/05   /  3 h
12
Observado por Geiza: Analisar o plano de aula e de curso.
Aplicado pela professora:
prova de português
Neste dia a professora, aplicou a prova. Ela fez dois tipos de prova, pois o nível da sala esta relacionada com a turma multisseriada. Um fato interessante foi que uma aluna levou uma vizinha para lhe ajudar na hora da prova. Segundo a professora, isso é comum acontecer no ensino do EJA.
05/05   /  3 h
8
Observado por Geiza:
utilização de parâmetros curriculares na sala de aula.
Aplicado pela professora:
cartaz de colagem
Não se percebe muito a utilização dos parâmetros curriculares no Eja, pois os professores não foram formados para os utiliza-los.
Neste dia,foi feito uma cartaz de colagem para os dias das mães, poucos alunos compareceram, pois acredita ser um trabalho para crianças, sendo que é uma da habilidades a serem desenvolvidas no ensino do EJA.O cartaz ficou muito bonito,e todos que estavam na sala teve uma colaboração.
06/05  /  3 h
8
Observado por Geiza: materiais didáticos e técnicas de ensino.
Aplicado pela professora:
festa dos dias das mães 
O utilização de materiais didaticoa é muito raro, pois os alunos não gostam de levar os livros para casa.
Neste dia, a escola fez a festa dos dias das mães, pena que nem todos os alunos apareceram, mas em outro ponto foi muito legal.
teve varias dinâmicas, sorteio de presente e  um delicioso lanche. Todos se divertiram e falaram o que era ser mãe, o significado de ser mãe.



OBS: para complementar a minha carga horária, só faltam três dias, que será complementados na semana que vêm. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário