Páginas

SEJA BEM VINDO AO BLOG
PEDAGOGIA EM AÇÃO!!!!!!!!
EDUCAR É CRIAR O GOSTO PELO APRENDER

sábado, 30 de abril de 2011


SER PROFESSOR É GOSTAR DO OUTRO
                                    
                                                             Juvany Viana




       olá seguidores de plantão, segue abaixo um comentário do livro:  SER PROFESSOR É GOSTAR DO OUTRO  de Juvany Viana.


   O livro conta a história da professora Juvany Viana, uma mulher negra descriminada pela sua cor que morava no interior de Cachoeira no Recôncavo da Bahia. Perdeu seus pais muito nova e teve que cuidar dos seus irmãos. Seu pai queria muito que os filhos estudassem, mas depois da sua morte ficou difícil para Juvany estudar, logo depois teve filho e marido.
 Com o passar do tempo, ficou ensinando voluntariamente, seu sonho era ter um colégio na sua região. Quando um vice- prefeito que lhe prometeu ajudar, ganhou a eleição, pagou sua promessa ajudando Juvany a ensinar mais crianças na sua região, mas o seu sonho era ter uma escola bem " arrumadinha".  Passou um tempo ensinado  no salão da sua casa ate que o prefeito fez o seu colégio, ai sim, ela realizou o seu sonho, mas continuou a lutar pelo direito da merenda, ate conseguir. Juvany mesmo , fazia a merenda da escola.   
 Juvany não teve uma formação acadêmica, mas seus conhecimentos e habilidades ajudaram muitas pessoas daquela região.Não fez nem magistério,por isso não tem o salário de uma professora formada.   Ela tinha muita persistência no que acreditava, e conseguia realizar seus ideais.   
 Mesmo sendo uma professora leiga, Juvany esta sempre buscando estudar os assuntos. Para aprimorar seus conhecimentos , ela terminou o supletivo e fez uma formação continuada pela UNEB.Suas filhas terminou os estudos e começou a lecionar na escola. Juvany valorizava muito a arte na escola.
  Junay é uma pessoa realizada em saber que pode ajudar o "outro" a ler e escrever. Em fim Juvany traz para nos uma reflexão muito importante que é ensinar com amor, compreensão, solidariedade. A escola não é o espaço apenas, de transmissão do conhecimento e sim uma relação entre pessoas humanas, que necessita da atenção e de ser reconhecida nas suas diferenças. 
 Em particular,gostei muito da historia de vida de Juvany, pela sua força de vontade de superar todos os obstáculos posto pela sociedade excludente. 

Espero que vocês possam ler o livro, é muito interessante, uma grande lição de vida para nos pedagogos em formação. 
    
         

Um comentário:

  1. OLÁ GEISA SEGUINDO A SUA INDICAÇÃO, O LIVRO É REALMENTE MUITO BOM, FASCINANTE! GOSTEI DOS COMENTÁRIOS EM RELAÇÃO AO LIVRO QUE CONTA A HISTÓRIA DEE JUVANY VIANA. SEU BLOG TAMBÉM ESTÁ JÓIA! PARABÉNS!
    PATY ARIANE.

    ResponderExcluir