Páginas

SEJA BEM VINDO AO BLOG
PEDAGOGIA EM AÇÃO!!!!!!!!
EDUCAR É CRIAR O GOSTO PELO APRENDER

segunda-feira, 18 de abril de 2011

LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS

(Joel dos Santos)              (Geralda Lourenço)             ( Manoel Pinheiro)
"Adoro ir à biblioteca da escola. Atualmente, estou lendo obras que falam sobre a música brasileira."
Joel dos Santos, 30 anos, aluno do Colégio Santa Cruz, na capital paulista .

"Quando a professora escreve o que os alunos ditam, aprendemos como as palavras são escritas."
Geralda Lourenço, 67 anos, aluna do Centro Educacional Sesc Ler, em Quixeramobim, CE.

"Gosto das aulas em que a professora lê para a turma porque aprendo coisas sobre o mundo."
Manoel Pinheiro, 82 anos, aluno do Centro Educacional Sesc Ler, em Quixeramobim, CE.


Olá pessoal, esses relatos acima, são de estudantes da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos que foi publicada na Rvista Nova Escola em 2009 com o tema: PRÁTICA ADEQUADA AOS ADULTOS.A autora, Sandra Medrano sugere quatro situaçãoes didáticas de Leitura e Escrita.

  1. Leitura pelo professor  
       É o momento que o educador ler para a turma textos diversos. Contos e crenças de autores como: Ignácio de Layola Brandão, Adriana Falcão e Mario Prata. Poemas de autores como: Patativa do Assaré e Manoel de Barros. Podendo também, ser lido reportagens atuias e livros como: Capitãs de Areia de Jorge Amado, entre outros.
     Desta forma, o aluno aprende os usos e a funções da escrita , a diferenciar a linguagem oral da escrita e aprende também, a opinar o que foi lido.



   2. Leitura pelo aluno para aprender a ler


       A possibilidade de ler listas ou textos conhecidos de memória isso ajuda os alunos na hora da leitura, propondo essa atividae em dias alternados. O material ultilizado pode ser listas como as de pratos para uma festa ou de convidados, canções como "Asa Branca" , de Luiz Gonzaga, poemas como Cecilia Meireles .
     Desta forma, os alunos aprendem o sitema da escrita e aprimora a leitura.




3. Produção de texto oral com destino escrito

      Situação em que o aluno dita um texto e o professor trancreve no quadro, com isso os alunos controlam o que é escrito e acompanha o que se escreve. Propor essa atividade varias vezes por semana, sempre que houver o uso da ecrita. O material a ser escrito nessa atividade podem ser: cartas, jornais , cartilhas de informações de saúde, entre outros..
      Essa atividade possibilita que o aluno aprenda a se organizar e como se dá a passagem oral para a escrita.


     Escrita pelo aluno para aprender a escrever 

   Essa atividade dá o aluno a oportunidade de escrever o que é conhecido da memória (poemas e receitas). Propror em dias alternados aos da atividade de leitura.
      Desta forma, o aluno reflete sobre o sistema da escrita e define quantas e quais letras usar.

 Espero que voçês tenham gostado das dicas e possa ultiliza-lás na prática docente.

   
     




     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário