(Joel dos Santos) (Geralda Lourenço) ( Manoel Pinheiro) |
Joel dos Santos, 30 anos, aluno do Colégio Santa Cruz, na capital paulista .
"Quando a professora escreve o que os alunos ditam, aprendemos como as palavras são escritas."
Geralda Lourenço, 67 anos, aluna do Centro Educacional Sesc Ler, em Quixeramobim, CE.
"Gosto das aulas em que a professora lê para a turma porque aprendo coisas sobre o mundo."
Manoel Pinheiro, 82 anos, aluno do Centro Educacional Sesc Ler, em Quixeramobim, CE.
Olá pessoal, esses relatos acima, são de estudantes da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos que foi publicada na Rvista Nova Escola em 2009 com o tema: PRÁTICA ADEQUADA AOS ADULTOS.A autora, Sandra Medrano sugere quatro situaçãoes didáticas de Leitura e Escrita.
- Leitura pelo professor
É o momento que o educador ler para a turma textos diversos. Contos e crenças de autores como: Ignácio de Layola Brandão, Adriana Falcão e Mario Prata. Poemas de autores como: Patativa do Assaré e Manoel de Barros. Podendo também, ser lido reportagens atuias e livros como: Capitãs de Areia de Jorge Amado, entre outros.
Desta forma, o aluno aprende os usos e a funções da escrita , a diferenciar a linguagem oral da escrita e aprende também, a opinar o que foi lido.
2. Leitura pelo aluno para aprender a ler
A possibilidade de ler listas ou textos conhecidos de memória isso ajuda os alunos na hora da leitura, propondo essa atividae em dias alternados. O material ultilizado pode ser listas como as de pratos para uma festa ou de convidados, canções como "Asa Branca" , de Luiz Gonzaga, poemas como Cecilia Meireles .
Desta forma, os alunos aprendem o sitema da escrita e aprimora a leitura.
3. Produção de texto oral com destino escrito
Situação em que o aluno dita um texto e o professor trancreve no quadro, com isso os alunos controlam o que é escrito e acompanha o que se escreve. Propor essa atividade varias vezes por semana, sempre que houver o uso da ecrita. O material a ser escrito nessa atividade podem ser: cartas, jornais , cartilhas de informações de saúde, entre outros..
Essa atividade possibilita que o aluno aprenda a se organizar e como se dá a passagem oral para a escrita.
Escrita pelo aluno para aprender a escrever
Essa atividade dá o aluno a oportunidade de escrever o que é conhecido da memória (poemas e receitas). Propror em dias alternados aos da atividade de leitura.
Desta forma, o aluno reflete sobre o sistema da escrita e define quantas e quais letras usar.
Espero que voçês tenham gostado das dicas e possa ultiliza-lás na prática docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário