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PEDAGOGIA EM AÇÃO!!!!!!!!
EDUCAR É CRIAR O GOSTO PELO APRENDER

sexta-feira, 29 de abril de 2011


Olá pessoal, passei alguns dias sem postar, mas retornei com muitos conteúdos interessantes para os nossos estudos. A seguir vocês ponderam ler um PLANO DE ESTAGIO  que desenvolvi para o meu Estagio na Escola Municipal Cabula I.




PLANO DE ESTÁGIO


IDENTIFICAÇÃO:

ESTAGIARIA: Geiza Alves Fonseca Souza

DISCIPLINA: EDCB94 Estagio 2

INSTITUIÇÃO ESCOLAR: Escola Municipal Cabula I

TURMA: Educação de Jovens e Adultos (Estagio III)


INTRODUÇÃO

O Plano de Estágio serve como um norteador para as observações e reflexões que serão feitas durante o Estagio II na escola. Segundo Vasconcellos, “o objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais significativo e transformador, conseqüentemente, mais realizador, na sala de aula, na escola e na sociedade.”
O curso de Pedagogia tem como função preparar professores para as escolas Normais bem como formar quadros técnicos para atuar nos sistemas de ensino, nesse sentido, o pedagogo terá competências de planejar, executar, avaliar as atividades de ensino em todas as series de ensino, poderá também, gerir redes e unidades escolares.
Desta forma, a disciplina Estagio II, possibilita para o estudante estar mais próximo da realidade escolar, observando e desenvolvendo atividades pedagógicas,. Constituindo em uma continuidade do Estagio I, sendo que agora centrado em uma sala de aula. O aluno não poderá substituir o professor regente, ele poderá auxiliar e desenvolver algumas atividades, acompanhar o planejamento do professor, o desenvolvimento das aulas, as avaliações e a relação coma coordenação pedagógica.
           


OBJETIVO:


·         O Estagio 2 é um componente curricular de natureza obrigatória, que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos do estudante do curso de pedagogia.
·         Compreender a modalidade de Ensino da Educação de Jovens e Adultos, através do alunado, suas condições sócias, econômicas e culturais.
·         Observar a inter-relação professor- aluno, comunidade e escola e coordenação e professor.
·         Compreender o funcionamento de um espaço escolar, através de observação e desenvolvimento de atividades didáticas na escola, desde o processo de planejamento até a avaliação de aprendizagem em sala de aula.
·         Produzir um relatório final como produto da pesquisa a partir dos elementos adquiridos no decorrer do estágio.

JUSTIFICATIVA:


·         É uma experiência essencial na formação acadêmica. Possibilitando um contato mais direto com a escola, em que nos leva a pensar “como atuar e o que fazer” quando estivermos de fato lecionando.
·         Vivenciar na pratica todas as questões que envolvem a educação, além de relacionar os fundamentos teóricos, no sentido de compreender o contexto escolar.
·         Sendo o estagio um período de investigação, reflexão como parte fundamental na formação de um pedagogo na construção de saberes políticos, sociais, culturais, econômicos e cidadãs.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
           


·         LDB 9.394/96: SEÇÃO V: Da Educação de Jovens e Adultos
Art.37: A Educação de Jovens e Adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.


·         O Plano Nacional de Educação
   Crê um total de 26 metas para a educação de jovens e Adultos, sendo uma delas “Articular as políticas do EJA com as de proteção contra o desemprego e de geração de emprego e renda”.
Segundo Durante, Marta: “o ser humano, desde que nasce esta em interação com seu grupo social, inserido em uma determinada cultura. Essa interação permanente esta carregada de instrumentos e signos de que o individuo vai se apropriando, através de processos de internalizarão. (1998, pg.16).
Como explicita Palacio (1995), os processos de desenvolvimento estão relacionados a três grandes fatores: etapa da vida, circunstâncias culturais, históricas e sociais de sua existência e experiências particulares de cada um, não generalizáveis para outras pessoas.


·         Plano Municipal de Educação (2010 a 2020)
Identifica-se pela sua pluralidade nas diretrizes, prioridades, metas e objetivos, incorporando, assim, os anseios da comunidade educacional, constituindo-se em Plano de Educação para cidade da Salvador. Segundo os autores:
“A demanda potencial de jovens e adultos que precisa ser alfabetizada constitui se em um grupo que vive na sociedade letrada, impedido, na maioria das vezes, de utilizar a leitura e a escrita; de aprender significativamente; acessar informações essenciais a uma inserção eficiente e autônoma em todas as dimensões que caracterizam a sociedade contemporânea.”



·         Estrutura e Organização da Educação de Jovens e Adultos- EJA (Angela Freire)
  
 Na Rede Municipal de Ensino de Salvador, a Educação de Jovens e Adultos apresenta seguinte estrutura:
Segmento da Educação de Jovens e Adultos (SEJA)

SEJA I
- Equivale à integralização dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem a duração de dois anos e é composto por quatro estágios: I, II, III e IV, cuja periodicidade é semestral.

SEJA II
- Equivale à integralização dos anos finais do Ensino Fundamental, tem duração de dois anos e é composto por três áreas do conhecimento: I, II e III, cuja periodicidade é semestral. A área I é oferecida em dois semestres.

.

AÇÕES
        

    Durante o estagio vão ser feitas algumas observações como: a estrutura da escola, a postura do professor, a relação professor \aluno, entre outros. No final do estagio será realizada uma atividade extracurricular como fechamento do estagio.

RESULTADOS
            

Como resultado, espero obter novas experiências nessa modalidade de ensino, uma vez que será de grande valia para a minha formação como pedagoga. E como resultado de toda a observação e intervenção será feito um relatório, onde explicitara todas as percepções e reflexões.







CRONOGRAMA
DATA

ATIVIDADE REALIZADA
NATUREZA
HORAS NA ESCOLA EM CADA DIA







28/03
Apresentação da proposta do estagio 2.
Individual
3h


29/03

Observação da estrutura física da
Escola, mas específico da sala de aula.
Individual
3h

30/03
Observação da postura do professor (como se porta com os alunos, vocabulário...)

Individual
3h

31/03
Identificar  abordagens e concepções pedagógicas do professor( tipo de aula, recursos, atividades...)
Individual
3h

04/04
Condução didática da alua(valorização dos saberes e opiniões dos alunos)

Individual
3h

05/04
Interesse e participação dos alunos durante as aluas.
Individual
3h

06/04
Percepção sobre a relação professor-aluno.
Individual
3h

08/04
Participação da atividade extracurricular.
Coletivo
3h

12/04
Contextualização dos conteúdos com a realidade do aluno
Individual
3h

14/04
Pesquisa com a coordenação do histórico da escola (fundação, nome, origem...)
Coletivo
3h

19/04
Estudo do projeto político pedagógico da escola (PPP)

Individual

3h

27/04
Estudo do projeto político pedagógico da escola (PPP)
Individual
3h

29/04
Estudo da Grade curricular da modalidade EJA.
Individual
3h


Analisar o plano de aula e de curso
Individual
3h

Analisar o plano de aula e de curso
Individual
3h

Observar a utilização dos parâmetros curriculares na sala de aula
Individual
3h

Oficina pedagógica
Coletivo
3h

Oficina pedagógica
Coletivo
3h

Avaliação da oficina pedagógica e agradecimento a toda comunidade escolar.
Coletivo
3h





REFERÊNCIAS

CARNEIRO, Moacir Alves. LDB Fácil: Leitura crítico compreensiva: artigo a artigo/Moacir Alves Carneiro. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

DURANTE, MARTA. Alfabetização de adultos: Leitura e produção de texto, Marta Durante Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Colegiado de Pedagogia: Novo currículo do Curso de Graduação em Pedagogia, janeiro de 2009.
           
        VASCONCELLOS, Celso dos Santos, 1956- planejamento: projeto de Ensino – Aprendizagem e projeto político pedagógico- elementos metodológicos para elaboração e realização, 10°ed – São Paulo : Libertad,2002.
            



           



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