A seguir segue o PLANO DE AULA que desenvolve como trabalho final do estagio na Escola Municipal Cabula I. Este plano foi solicitado pela professora como uma oficina pedagógica para finalizar o estagio na escola. Espero que vocês possam utiliza-lo na sua docência.
INTRODUÇÃO
A alimentação é um fator importante na nossa saúde, os alimentos são essenciais, pois têm nutrientes variáveis e cada nutriente tem uma função específica para nós.
Adotar uma alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para ter uma vida saudável. Todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, eles devem combinar uns com os outros com objetivo de atender as necessidades de energia e nutrientes do organismo.
Desta forma, a oficina: Alimentação saudável ajudará a turma do EJA a compreender melhor sobre uma boa alimentação, para torna sua vida mais saudável.
OBJETIVO
· Refletir sobre os motivos pelos quais nos alimentamos e discuti-los.
· Analisar os princípios de uma alimentação saudável, incluindo origens e funções dos alimentos.
· Informar sobre a importância dos alimentos que constituem uma refeição e a função principal de cada uma delas.
· Analisar a pirâmide alimentar.
CONTEÚDO
· Origens dos alimentos: animal, vegetal e mineral.
· Construtores (Proteínas), Energéticos (carboidratos) e Reguladores (vitaminas, fibras, minerais e água).
· Cardápio: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.
· Guloseimas.
ANO
Educação de jovens e adultos Estagio III.
TEMPO ESTIMADO
3 aulas.
DESENVOLVIMENTO
· 1° etapa
Escrever no quadro ou perguntar “por que comemos?”. Após ouvir diversas respostas, comentar os principais motivos pelos quais nos alimentamos.
Antes de explicar o que seja uma alimentação saudável aplique a seguinte atividade para verificar o conhecimento que o aluno já possuía anteriormente.
Atividade 1:
Material necessário:
3 folhas de oficio, figuras de alimentos (doces, salgados, refrigerantes, vegetais, frutas, arroz, carne, feijão, entres outras.), cola.
Dividir a sala em três grupos. Os integrantes devem escolher as figuras dos alimentos e colar no oficio. Depois o professor através das instruções abaixo comentará cada uma delas.
Salgados, refrigerantes e doces em excesso engordariam e não teria saúde.
Vegetais e frutas emagreceria, não teria energia para, estudar, trabalhar, não cresceria o suficiente. Apesar de as frutas e verduras serem alimentos bastante saudáveis não se podem comer somente esses tipos de alimentos.
Arroz, carne, feijão, leite e pão, poderiam ficar doentes com facilidade, não cresceria direito.
Um pouco de alimentos de cada grupo, saúde! Energia e força para as atividades, além de crescer corretamente, pois come alimentos de diversos tipos.
OBS: após terminar a colagem os trabalhos irão confeccionar o mural: Alimentação Saudável.
· 2° etapa
Explicar a origens dos alimentos animal, vegetal e mineral. Perguntando aos alunos se já ouviram falar de alguns desses alimentos. Escrever exemplos no quadro e pedir que os alunos transcrevam para o caderno.
Depois da explicação das origens dos alimentos, explicar as suas classificações:
Construtores: Proteínas, Energéticos: Carboidratos, Reguladores: vitaminas, fibras, minerais e água.
Atividade 2:
Material necessário: Revista para recorte, folha de oficio, tesoura e cola.
Dividir a sala em três grupos, cada grupo ficara com uma classificação dos alimentos. O Grupo terá que formar as palavras dos grupos de alimentos (construtores, energéticos e reguladores).
GRUPO I: Construtores
Proteínas:
Leite, ovos, carne, frango, peixe, soja, ervilha, lentilha e feijão.
GRUPO II: Energéticos
Carboidratos:
Arroz, milho, macarrão, pão, batata, mandioca, farinha, açúcar, bolo, manteiga e óleos.
GRUPO III: Reguladores
Vitaminas, fibras, minerais e água: cenoura, maçã, uva, pêra, alface, couve, laranja, melancia e tomate
OBS: após terminar a colagem os trabalhos irão confeccionar o mural: Alimentação Saudável.
· 3° etapa
Explicar a importância de cada refeição feita durante o dia, suas principais funções para a saúde do ser humano.
Pergunte aos alunos se eles sabem por que devem comer pela manhã (café da manhã e lanche), por que almoçam, lancham e jantam?
Após a socialização aplique as seguintes atividades para o aluno trinar a escrita e leitura.
Atividade 3:
Atividade digitada:
Escrever seu próprio cardápio
Formar frases sobre alimentação
Caça palavras
· 4° etapa
Como trabalho final, a sala em conjunto devera construir a pirâmide alimentar. Observando cada base da pirâmide e seus componentes.
PRODUTO FINAL
Mural com as atividades de colagem
Pirâmide Alimentar
AVALIAÇÃO
Observar se, ao logo da proposta, se os alunos avançam nas questões relacionadas à boa alimentação.
Avaliar todas as atividades feitas durante a oficina, à organização de cada grupo ao longo das atividades. Desta forma, a avaliação torna-se processual e de forma continua.
REFERÊNCIAS
NORONHA, Maria Eduarda, 1957-Projeto Saúde: Ensino Fundamental /Maria Eduarda Noronha, Maria Luiza Soares; Ilustrações José Luiz. Recife: Ed. Construir, 2007.32p.
NORONHA, Maria Eduarda, 1957-Construindo e aprendendo: Ciências 3° ano do Ensino Fundamental em nove anos/ Maria Eduarda Noronha, Maria Luiza Soares-Recife:Ed. construir,2007.244p.
NORONHA, Maria Eduarda, 1957-Construindo e aprendendo: ciências : 5°ano do Ensino Fundamental em nove anos/ Maria Eduarda Noronha, Maria Luiza Soares- Recife
:Ed.Construir ,2007.224p.
Diferente vc ter abordado a questão alimentar dos alunos. Você está de parabéns por está se dedicando tanto nesse estagio. com certeza pra vc está sendo mais que um periodo de experiência mas sim, um aprendizado. Paty Ariane.
ResponderExcluiramei tirei minhas dúvidas!!!
ResponderExcluirParabéns! Aulas prazerosas e produtivas.
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