Páginas

SEJA BEM VINDO AO BLOG
PEDAGOGIA EM AÇÃO!!!!!!!!
EDUCAR É CRIAR O GOSTO PELO APRENDER

segunda-feira, 28 de março de 2011

Refletindo sobre a profissão e formação em Pedagogia

Bom dia pessoal, segue abaixo algumas perguntas e respostas sobre a profissão e formação do pedagogo,que serão respondidas gradualmente.

A que se destina a formação em Pedagogia? 

O curso de pedagogia tem por  finalidade os processos educativos em escolas e em outros
ambientes. É direcionado  a educação de crianças nos anos iniciais de escolarização,
gestão educacional,educação de jovens e adultos e educação profissional.

Em que consiste a docência? 
   
A docência consiste em  trabalhar com habilidades e informaçãoes dos conhecimentos teoricos e práticos. Fundamenta-se essencialmente na contextualização e democratização da vida cotidiana ,ou seja,o entendimento das relações socias.



Que domínios o curso de Pedagogia propicia? 

O pedagogo é um profissional que evidencia o domínio do conhecimento em diferentes áreas científicas, linguísticas e culturais, domina metodologias e técnicas, especialmente aquelas necessárias ao exercício das atividades docentes em sala de aula, na Educação Infantil, series inicias e na educação de jovens  . Deve utilizar tais dominios  para orientação escolar  nas dificuldades de aprendizagem e promoção do sucesso educacional.


 O que é necessário para a formação do licenciando?

O processo de formação do licenciado do curso de Licenciatura em Pedagogia deverá ser em torno da problemática pedagógica e do conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa, fundamenta-se no trabalho pedagógico realizado em espaços escolares e não-escolares, que têm a docência como base.


Quais são as aptidões a serem desenvolvidas pelo pedagogo? 
Em primeiro lugar, ter compromisso em educar e cuidar das crianças , para contribuir em seu processo cognitivo, psicologioco e intelectual. Atuar com ética para que se construa uma sociedade democratica.
Atuar em espaços escolares e nao-escolares, para que se tenha uma visão mais ampla do processo de aprendizagem.



Que princípios fundamentam o exercício da profissão e o que eles significam?
 

Fundamentalmente  essa profissão encontra-se em espaços escolares, ou não-escolares.Tendo a ação educativa e seus processos pedagogicos,  que desginam os conceitos e objetivos da Pedagogia. Desta forma,a Pedagogia tem como objetivo , a realidade histórica,acerca de diferentes tradições culturais,valores, posturas éticas.
Quais as contribuições da Disciplina Estágio na estrutura do curso de pedagogia?   

Desenvolver habilidades no aluno para que ele possa por em pratica tudo aquilo que aprendeu na teoria. Contribui principalmente na formação profissional, uma vez que, esta em contato direto com a situação problema, desta forma cria habilidades para combatelas e solucionalas.

Um comentário:

  1. olá geisa gostei muito dos seu comentarios sobre a formacao dos professores. esta bastante interessante!
    Perfect!!!!!!
    Paty Ariane

    ResponderExcluir